Covid-19 e o mercado de seguros no Brasil: uma análise por estados com dados em painel

Nome: CÉSAR MALAGUTI ANDRADE SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUILHERME ARMANDO DE ALMEIDA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUILHERME ARMANDO DE ALMEIDA PEREIRA Orientador
LARISSA BARBOSA CARDOSO Examinador Externo
RENATO NUNES DE LIMA SEIXAS Examinador Interno

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto do SARS-CoV-2 no mercado de
seguros nos estados do Brasil. Até julho de 2022, o país concentra mais de 10% das mortes causadas pelo vírus no mundo, mesmo possuindo 3% da população total. Com isso, diversos indivíduos e setores no país foram impactados de forma extrema. O mercado de seguros está entre os principais detentores de ativos de investimentos na área financeira do mundo, sendo seu consumo atrelado a inúmeros fatores. Tendo em vista sua distinta relevância para a sociedade, utiliza-se dados mensais em painel com efeitos fixos para entender o comportamento do mercado segurador brasileiro durante a pandemia, analisando o impacto pandêmico dos casos confirmados e das mortes nos estados brasileiros em três modelos empíricos diferentes: i) medir a influência da pandemia em quatro variáveis dependentes que indicam o desenvolvimento do mercado; ii) estimar o modelo considerando interações entre variáveis dummies estaduais e as de severidade da COVID-19, para capturar possíveis diferenças de impacto entre os estados; iii) examinar os efeitos da COVID-19 nos diferentes grupos do mercado segurador. Os
resultados sugerem que, apesar da existência de choques negativos nas receitas, houve um aumento nos prêmios diretos, na densidade e na profundidade do mercado de seguros, além do aumento da preocupação dos indivíduos no processo. A conclusão obtida a partir desse estudo foi de que os casos confirmados do vírus SARS-CoV-2 parecem ter, em sua maioria, um impacto positivo nos estados e nos grupos econômicos do mercado,
enquanto as mortes causadas pela doença infecciosa geralmente têm um impacto negativo no mercado, indicando as dificuldades causadas pela letalidade do vírus.

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