Democracia versus internet: o mercado de mídias sociais no capitalismo contemporâneo

Nome: BRUNA MEDEIROS GOUVÊA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/02/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALAIN PIERRE CLAUDE HENRI HERSCOVICI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALAIN PIERRE CLAUDE HENRI HERSCOVICI Orientador
CÉSAR RICARDO SIQUEIRA BOLANO Examinador Externo
ROBSON ANTONIO GRASSI Examinador Interno

Resumo: A mercantilização da internet a partir da crise das empresas pontocom no início do século XXI provocou uma revolução na forma de atuação das mídias sociais. A venda de dados tornou-se o epicentro da lucratividade das empresas que atuam nessa esfera. Esses dados e a manipulação de algoritmos passaram a alterar a percepção de realidade de cada indivíduo, posto que cada um dos usuários recebe as informações existentes na rede de forma diferente de seus
companheiros, criando as chamadas “bolhas informativas”. Esse mercado de mídias sociais, envolvendo-se com a política, começa a ameaçar a autonomia da esfera pública e também abalar as estruturas democráticas existentes. O presente trabalho buscou compreender essa complexa relação entre democracia e internet.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910