Processos seletivos

Mestrado em Economia

O Programa trabalha com ingresso anual para alunos regulares, sendo o ano letivo dividido em dois semestres: o primeiro de março a julho e o segundo de agosto a dezembro. O programa faz a sua seleção no segundo semestre de cada ano para ingresso em março do ano seguinte. Os dados sobre os requisitos, data de inscrição, provas, vagas, etc. são divulgados através de editais anuais, aprovados pelo Colegiado do Curso e lançados até o início do segundo semestre.

Confira no link abaixo o edital de seleção para a turma 2018 do Curso de Mestrado em Economia.

Aluno especial

O Programa de Pós-graduação em Economia, a cada semestre, abre espaço para os estudantes de graduação ou egressos que tenham interesse em cursar disciplinas isoladas oferecidas pelo curso na condição de aluno especial.

O Regimento Interno do PPGEco estabelece as normas para matrícula nessa modalidade:

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

[...]
CAPÍTULO VI
Dos Alunos Especiais

Art. 51 – O Curso de Mestrado em Economia na UFES poderá aceitar alunos especiais em disciplinas de seu currículo.

Art. 52 – A matrícula de alunos especiais será feita em disciplinas, quando existirem vagas, após o processo de matrícula dos alunos regulares.

Art. 53 – O número de alunos especiais matriculados em disciplinas do Programa não poderá ultrapassar, em qualquer hipótese, 20% (vinte por cento) do total de vagas de cada disciplina.

Art. 54 – Os alunos especiais só poderão cursar até o máximo de três disciplinas.

Art. 55 – A seleção dos alunos especiais será de responsabilidade do docente responsável pela disciplina, de acordo com normas deste regimento.

Art. 56 – Os alunos especiais estarão sujeitos a todas as normas que regulam o funcionamento acadêmico e administrativo do Programa.

Art. 57 - O PPGEco poderá aceitar alunos especiais, inclusive alunos de graduação em final de curso, a critério do professor responsável pela disciplina, para cursar componentes curriculares do curso desde que esses alunos demonstrem capacidade de cursá-los com proveito.

§ 1º A critério do Colegiado Acadêmico, disciplinas e créditos cumpridos em regime de aluno especial poderão ser aproveitados quando o aluno obtiver a condição de aluno regular, resguardado o prazo máximo de validade de 3 (três) anos para aproveitamento das disciplinas cursadas.

§ 2º As disciplinas e créditos de que trata o parágrafo anterior serão registrados no Histórico Escolar do aluno regular como “Aproveitamento de Estudos”, lançando-se a classificação “AE”. [...]

O período de inscrição para a seleção de alunos especiais é definido pelo calendário acadêmico de cada ano letivo, disponível no site. Acesse no link abaixo o formulário de requerimento para aluno especial. O formulário contém a lista de documentos a serem entregues no requerimento.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910