Algumas considerações a respeito da financeirização. Um estudo dos mercados especulativos e das implicações macroeconômicas ligadas ao desenvolvimento desses mercados.

Resumo: O objetivo deste artigo consiste em fornecer elementos para estudar a dinâmica do ciclo financeiro e, mais geralmente, do ciclo ligado aos mercados especulativos. Um mercado pode ser qualificado de especulativo quando os bens e os serviços trocados nele não possuem um valor intrínseco, ou seja, um “valor fundamental”. Neste caso, não há um mecanismo regulador,ou seja, um preço de equilíbrio constante no longo prazo, a partir do qual os preços de mercado oscilam. O valor é determinado, independentemente de qualquer atrator, pelas relações sociais vigentes naquele período; esta abordagem parte da refutação da hipótese substancial (Orléan, 2011). Os mercados financeiros, os mercados culturais e os mercados ligados às diferentes formas de capital intangível são, por natureza, mercados especulativos (Herscovici, 2015)

Neste trabalho, mostrarei (a) porque há uma determinação endógena das expectativas e de suas modificações no decorrer do ciclo (b) porque essas expectativas têm que ser heterogêneas e (c) como as assimetrias da informação e as desigualdades que lhes são ligadas explicam a dinâmica desses mercados especulativos. Indicarei igualmente algumas pistas para estudar as implicações macroeconômicas ligadas ao desenvolvimento deste tipo de mercados.

Em uma primeira parte, definirei o quadro teórico escolhido a partir dos elementos presentes na Teoria Geral de Keynes e nos modelos de Grossman e Stiglitz que tratam das implicações ligadas à presença de assimetrias de informação. Nesta perspectiva, mostrarei porqueo equilíbrio realizado nesses mercados é, por natureza, instável. Em uma segunda parte, a partir desses resultados, analisarei as diferentes fases do ciclo financeiro: ressaltarei o papel fundamental das assimetrias de informação na dinâmica especulativa, e mostrarei como este grau de heterogenia se modifica durante as diferentes fases do ciclo.

Data de início: 2017-05-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Alain Pierre Claude Henri Herscovici
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910