Estratégias para uma Economia de baixo carbono no Espírito Santo: Diagnóstico ambiental e tecnológico do Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais

Resumo: Esta Pesquisa é parte integrante do Projeto: Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima no Espírito Santo.
O Projeto Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima no Espírito Santo constitui-se em uma iniciativa pioneira de proposição de estratégias de desenvolvimento para uma economia de Baixo Carbono no Estado, coadunando as estratégias Capixabas com a iniciativa dos Líderes econômicos Mundiais.
Os esforços Globais para o enfrentamento das mudanças Climáticas têm sido identificados como Vetores de transformações fundamentais das economias e sociedades nas próximas décadas.
Denominadas de ações de transição para uma economia de Baixo Carbono, as mesmas, além de desafios trazem expectativas de gerar abundantes oportunidades para inovação de produtos e de serviços, adaptação e padrões de desenvolvimento (Desenvolvimento Verde) consubstanciados em oportunidades de mercado. Liderança e Inovação verde são as máximas nas estratégias de desenvolvimento das economias líderes do hemisfério Norte e de Países emergentes como China e Índia.
Ilustrativo nesse sentido é que neste contexto de superação da crise econômica Global, os “Pacotes Econômicos” de estímulo anticíclico adotados pelas economias supra mencionadas, revelam significativos montantes de recursos direcionados ao estímulo do desenvolvimento de “Negócios Ambientais”, tais como: República da Coréia do Sul – 79% dos investimento totais para o enfrentamento da crise econômica direcionados para Investimentos Ambientais; China – 35%; França 18%; Alemanha 13%; Estados Unidos 12%; África do Sul 11% e México 10%.
Esta busca pela promoção do desenvolvimento Sustentável é denominada de Competitividade Responsável, envolvendo ações de maior eficiência energética, redução de emissões, otimização de uso de recursos, conservação de água, melhoria das condições de trabalho e adoção de boas práticas de governança.

Data de início: 2010-07-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Sonia Maria Dalcomuni
Pesquisador NEIVA LIMA DOS SANTOS BUAIZ
Pesquisador ANDRÉ ABREU DE ALMEIDA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910