Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) da UFES

  • As vertentes de pesquisa nessa linha abrem oportunidades de desenvolver estudos de modelos de séries temporais univariadas e multivariadas com diferentes ênfases, tanto da forma paramétrica quanto não paramétrica, em processos discretos e contínuos. As pesquisas podem abordar propriedades tais como, memória curta e longa, processos estacionários e não estacionários (raiz unitária), séries sazonais, volatilidade, modelos heteroscedásticos, outliers (robustez), regressão com séries temporais (modelos aditivos generalizados), técnicas de reamostragem, processos periódicos, modelos espaço-temporais, técnicas multivariadas em séries temporais com diferentes estruturas de memória (análise de componentes principais e análise fatorial, por exemplo, entre outras). Essas linhas de investigação têm se tornado, tanto no país quanto no exterior, fontes de interfaces entre a estatística, econometria, finanças e computação. Isso pode ser justificado pelo grande número de periódicos dedicados nessas interessantes áreas de pesquisas e de eventos científicas nacionais e internacionais que possuem, como objetivo central, reunir pesquisadores estudantes e usuários práticos, nas áreas da teoria e da aplicação da econometria, de finanças e computacional.

  • Analisar, à luz das diferentes correntes teóricas, as condições de estabilidade e de convergência do equilíbrio macroeconômico. Estudar a natureza e os condicionantes da instabilidade estrutural do sistema. Realizar estudos macroeconômicos aplicados.
    Temas de pesquisa:
    Canais de Transmissão da Política Monetária.
    Metas de Inflação e Credibilidade da Política Monetária. Macrodinâmica e Epistemologia Econômica.
    Federalismo Fiscal.
    Política Fiscal e Orçamento.
    Modelos de Previsão e de Séries Temporais Aplicados à Macroeconomia.

  • Estudos econômicos em organização industrial, inovação, relações entre as inovações tecnológicas e o meio ambiente e economia regional.
    Temas de pesquisa:
    Economia Regional Aplicada à Economia Capixaba.
    Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo.
    Modelo de Previsão e de Séries Temporais Aplicados à Economia Regional.
    Economia da Informação e da Cultura e Direitos de Propriedade.
    Desenvolvimento Socioeconômico e Desenvolvimento Sustentável.

  • Estudos históricos e econômicos sobre a economia brasileira contemporânea, suas interrelações com o sistema mundial e as repercussões das relações econômicas sobre as relações políticas e sociais.
    Temas de pesquisa:
    Economia Pós-Keynesiana e Economia Institucional.
    Economia Clássica.
    História Econômica do Entre-Guerras.

O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEco-UFES), por meio do seu curso de Mestrado em Economia (ME-UFES) possui o objetivo geral de formar profissionais aptos a trabalhar com pesquisa acadêmica em instituições de ensino, assim como em empresas privadas e no setor público, através de uma forte imersão em Teoria Econômica, Macroeconomia e Econometria, com a devida atenção aos acontecimentos e atualizações da Economia Capixaba, Brasileira e Internacional. Possibilita ainda o conhecimento necessário para que os alunos ingressem em Programas de Doutorado no país e no exterior. Os alunos do Mestrado em Economia do PPGEco-UFES adquirem uma capacitação analítica e acadêmica que lhes conferem vantagens comparativas nos mais variados ramos de atuação profissional.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Economia desde 1994 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 203 mestres e conta com 45 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras | Vitória, ES -Brasil | CEP 29075-910